quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Quissamã implementa ações de reciclagem no município e desenvolve programa de educação ambiental







A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou na criação de outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Pensando nas questões positivas que a ação poderia trazer para o município, a Divisão de Educação Ambiental desenvolveu o projeto “Funcionalidade dos Bancos de Pneus nos Pontos de Ônibus”.

Os pneus são recolhidos pela cidade para confecção dos bancos que serão instalados nos pontos de ônibus do município. Os próprios funcionários da secretaria são os responsáveis pela criação dos mesmos. Enquanto o projeto aguardava a aprovação do Prefeito Octávio Carneiro, que ocorreu a aproximadamente 15 dias, foi feito um protótipo que está no ponto de ônibus em São José.

Existe também o Projeto “Horta Orgânica em Pneus”, que é realizado nas escolas em parceria com as secretarias de Educação e Agricultura. O horto é o responsável pela doação de mudas e tanto a parte pedagógica, quanto técnica, é de responsabilidade da equipe de Divisão de Educação Ambiental. É feito um trabalho pedagógico na escola com os alunos e professores para que eles aprendam a importância do plantio de alimentos orgânicos.

O projeto já foi implantado nas Escolas Municipais Ignácio Hugo (Penha) e Regina Celi Passos (Caxias) e no Colégio Estadual Visconde de Quissamã (Centro). E está em fase de conclusão, nas Escolas Municipais Carlos Filippino (Santa Catarina) e Tânia Regina Paula (Alto Alegre).

Rogéria Márcia de Paula Ferreira, Coordenadora do Projeto da Divisão de Educação Ambiental, falou sobre a reciclagem. “Os projetos que utilizam material reciclável são importantes por vários motivos. O primeiro deles, é o cumprimento da Lei Federal 12.305/10 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Lei Nacional de Saneamento Básico, que determina aos municípios a obrigação de destinar em lugares certos, os resíduos recicláveis, já que eles não poderão ser descartados em aterros”, afirmou Rogéria.

Rogéria declarou também que além do cumprimento das leis, ainda tem a economia, pois, os bancos construídos com pneus são bem mais baratos que os antigos, feitos com madeiras e tão confortáveis quando os demais. E na questão da reutilização do óleo de cozinha para fazer sabão, vai gerar renda para os cidadãos quissamentes quando eles começarem a ser comercializados.

O programa de recolhimento do óleo usado tem três vertentes:

A primeira delas, é nas escolas. O projeto começou no primeiro semestre e quase todas as escolas do município já aderiram, com exceção da Escola Municipal Délfica de Carvalho, em Barra do Furado, que irá se juntar ao grupo na próxima semana.

A segunda parte, que iniciou em agosto, inclui o comércio e abrange restaurantes, lanchonetes, bares e até as pessoas que fazem salgados por encomenda. A equipe responsável faz uma visita de sensibilização e cadastramento do estabelecimento, agendando a data para recolhimento de óleo. Só no primeiro mês, foram recolhidos 200 litros entre os bairros do Centro, Caxias, Canto da Saudade, Sítio Quissamã e Matias. Nesta quarta-feira (09), será feito o cadastramento em Santa Catarina e Machadinha. A previsão é atingir 100% todos os bairros.

Já na terceira etapa, as comunidades, por meio das Unidades de Saúde Familiar (USF) também fazem parte. Após reuniões que falam sobre os cuidados com a destinação do lixo, é escolhido um ponto de entrega voluntário do óleo. Nessa fase, também são ministradas a “Oficina do Sabão” e a “Oficina de Artesanato com Material Reciclável”. Os produtos confeccionados, irão complementas a renda dos alunos. Quem tiver interesse, pode procurar a USF próxima da sua residencia para obter mais informações.

Assecom da Prefeitura de Quissamã.

Nenhum comentário: