terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia Nacional da Consciência Negra com jongo no Museu Casa Quissamã


Nesta quarta-feira (20), por conta das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, quando se homenageia a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o Museu Casa Quissamã promove um momento de reflexão sobre as zumbilições, com apresentação do Grupo de Jongo Tambores de Machadinha a partir das 9h, sob o baobá do jardim.

De acordo com a historiadora Marta Medeiros, diretora do Museu e uma das coordenadoras do grupo de jongo, não existe melhor forma para comemorar a data. “As zumbilições, ou seja, as reflexões de conscientização ás referências afros é que precisam estar presentes no cotidiano das pessoas. Também nessa ocasião, nos reuniremos para celebrar nossa cultura, quem somos e de onde viemos e num ambiente tão conexo como o baobá, o próprio museu e todo seu entorno, estamos cumprindo com a missão de perpetuar nossas origens”, pontuou.

No mesmo dia, logo após a celebração no baobá, o grupo de Jongo embarca com destino a Rio das Ostras, às 10h30, para uma apresentação a convite da Fundação Cultural do município da região do Lagos, onde representará Quissamã.

Já no sábado, dia 23, os próprios jongueiros e o Memorial de Machadinha realizarão no Complexo Cultural da fazenda, atividades lúdicas e momentos de reflexão sobre as zumbilições. Está programada uma feijoada, a partir das 13h, aberta ao público, a preço de R$ 10,00 seguida por apresentações de jongo e uma oficina de bonecas de pano negras para as crianças da comunidade.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: