terça-feira, 9 de julho de 2013

Diretor de teatro noticia que peça de Nelson Rodrigues foi barrada no Trianon por motivos religiosos




Oi Claudio!

Bom dia!

Eu sou diretor do Grupo de Teatro Oito de Paus aqui no Rio de Janeiro e sou primo do Marcelo Rebel como ele falou com você pelo facebook.
Então, vou te explicar o absurdo que aconteceu.

Mais ou menos em maio eu entrei em contato com a Fundação Trianon (presidente João Vicente) e apresentei o projeto da nossa peça que está em cartaz aqui no Rio chamada "Bonitinha, mas ordinária" de Nelson Rodrigues e eles aceitaram. E o que ficou firmado entre nós é que faríamos uma apresentação no Teatro Trianon no dia 10 de agosto. Mandamos a nossa documentação toda certinha, tivemos gastos e etc.

Em junho a Fundação me ligou confirmando. Porém, na semana passada eu recebi um e-mail da Fundação Trianon me informando que a peça tinha sido cancelada porque houve uma mudança de presidência da Fundação Trianon que agora é apenas Teatro Trianon e que agora a Fundação que comanda tudo é a Fundação Osvaldo Lima e a nova presidência tinha cancelado alguns espetáculos. Diante disso, ontem, eu liguei para a Fundação em busca de uma resposta mais concreta do que tinha acontecido.

Liguei e consegui falar com o João Vicente (antigo presidente da Fundação Trianon) que me contou indignado que a nova Fundação (Osvaldo Lima) tinha cancelado a peça porque era Nelson Rodrigues e a peça poderia ofender a prefeita Rosinha Garotinho por ela ser evangélica. Inclusive acham que a peça teria muitos palavrões, que é imoral e etc... Ou seja, a ignorância reina mesmo nessa prefeitura e nessa prefeita que provavelmente não conhece as obras do consagrado autor nacional Nelson Rodrigues pra achar que ele é imoral ou algo do tipo.

Bom, foi isso. Espero que você possa nos ajudar a fazer barulho contra essa absurda espécie de censura pela qual o Grupo passou.

Luís Felipe Perinei
luisfelipeperinei@hotmail.com

Obs: contraditório salvaguardado aos agentes públicos municipais.

14 comentários:

Davi disse...

E rapaz não faz barulho aqui não viu? A prefeita é muito honesta, e sua família é muito casta. Nada que supostamente possa denegrir a imagem da família pode em Campos. Em compensação eles falam de todo mundo, isso pode! Boa sorte!

Anônimo disse...

MELHOR TROCAR AS OBRAS DE NELSON RODRIGUES POR BOCAGE, QUEM SABE NÃO FICA MAIS PARECIDO COM A REALIDADE DA NOSSA PREFEITURA....FICA A DICA!

Anônimo disse...

Seria o 2º Cancelamento bastante esquisito do qual eu tenho ciência. Cancelaram no dia 21/06 o espetáculo "O Samba Carioca de Wilson Baptista" com Rodrigo Alzuguir (que também é o biógrafo do WIlson) e Claudia Ventura, e que seria apresnetado no dia 22/06. Ou seja: um dia antes da apresentação.Chamou atenção na época que o 1º texto publicado no site estava assim:
"O espetáculo “O Samba Carioca de Wilson Baptista”, em homenagem ao centenário do compositor campista, que seria apresentado neste sábado (22), no Teatro Municipal Trianon, foi cancelado. Problemas de ordem técnica da produção do espetáculo provocaram o cancelamento. A venda de ingressos ainda não havia sido iniciada. Não há previsão de uma nova data para a apresentação do show."

O segundo texto, que parece que foi "corrigido", estava assim:
"O espetáculo “O Samba Carioca de Wilson Baptista”, em homenagem ao centenário do compositor campista, que seria apresentado neste sábado (22), no Teatro Municipal Trianon, foi cancelado. Problemas de ordem técnica provocaram o cancelamento. A venda de ingressos ainda não havia sido iniciada. Não há previsão de uma nova data para a apresentação do show."

Ou seja... não foi erro "da Produção do espetáculo".

Além disso, eu e Simone Pedro, tivemos que cancelar (sim, NÓS cancelameos) a exposição sobre os 100 anos de Wilson Baptista que aconteceria no Museu Histórico de Campos (e com participação do próprio R.Alzuguir), não obtivemos respostas, depois 2 reuniões onde pareciam que as coisas estavam indo bem. Por falta de contato,tivemos que comunicar o cancelamento da exposição. Link: http://www.fmanha.com.br/cultura-lazer/centenario-passa-em-branco

Ass.: Fabiano Artiles.

Anônimo disse...

Deveria sim ofender a prefeita a falta de medicamento na rede pública,a falta de fraldas,o alagamento causado pela chuva, a GAP e a Expoente!

Anônimo disse...

sei não! tá parecendo que não chegaram a qualquer conclusão e estão colocando a CULPA na religião da prefeita. Força João Vicente! lute e honre o convite feito a voce para tomar conta do nosso teatro.

Maxoel disse...

"E rapaz não faz barulho aqui não viu? A prefeita é muito honesta, e sua família é muito casta. Nada que supostamente possa denegrir a imagem da família pode em Campos. Em compensação eles falam de todo mundo, isso pode! Boa sorte!"

Poxa, se a família é muito casta, como tiveram filhos? Pela construção, vê-se o nível cultural de alguns dos defensores da prefeita...

DETONANDO NA GERAL disse...

Sem palavras....COITADO DO NELSON,RS - (eu nunca fui à este lugar chamado "teatro"

Anônimo disse...

Como popde os amantes da arte ficar ao lado desse absurdo?
Alô Avelino Ferreira, Orávio de Campos , João Vicente...pe-lo a-mor de deus!demais não é mesmo?
Façam alguma coisa,
pronunciem-se !
O que está acontecendo é afrontosos, uma regressão de nossa humanidade!

Alex disse...

Trabalhei durante 4 anos na PMCG como DAS. Tenho certeza que a Prefeita nem sabe do acontecido. Se soubesse nunca iria proibir. Ela antes de tudo sabe se portar como prefeita de todos, além de ser amante da arte e da cultura. Neste caso existe tempestade em copo de pingo.

Anônimo disse...

Realmente... tempestade em copo de pingo... 2º espetáculo cancelado de Cias de fora, em apenas 2 semanas, por falha de documentação "da produção dos espetáculo" nas 2 situações. Mas que falta de sorte, hein ? Que triste coincidência. Que azar...

rs rs rs rs rs

Anônimo disse...

Sinceramente. O problema da prefeita é que ela sozinha não resolve tudo e os Secretários dela são muito ruins. Poucos que ali estão que ajudá-la a gorvernar.

João . Ator disse...

Certamente a prefeita não sabia do caso. Ela sabe que Nelson Rodrigues é um dos nossos maiores dramaturgos. Ele só tem uma culpa no caso colocou para presidir a fundação cultural uma pessoa que sabe de Axê e Shows,ela acha isto tudo uma "massa". Meu deus até bem pouco tempo o Trianon tianha projetos de dança, teatro e música culturalmente pedagógico. Agora o Trianon pela programação que temos visto só cantores. Shows musicais. Tudo bem,,nada contra, mas está perdendo seu foco, TEATRO. Esta presidente Patrícia é dissimulada. Coitada se instala próxima da prefeita para fazer a cabeça dela e ela cai. Não duvido que foi a presidente quem colocou a questão da religião da prefeita, popis tudo que vamos tratar com ela diz que tem que pedir autorização da prefeita. Ora minha filha,a prefeita coloca seus assessores para trabalharem e bem e você só quer puxar sardinha para o que lhe interessa.

Anônimo disse...

Li no face de um amigo que a vereadora Auxiliadora fez uma indicação ou lei, naõ sei bem, indicando a transformação do teatro de bolso num teatro escola. Acho excelente, pois estamos sem espaço para formar nossos talentos ,l nossos atores e atrizes. Ver isto com carinho prefeita. seu governo está ficando sem interface com os artistas. Só com o grupo que sia presidente da fundação quer. Ela desagrada a todos. Mente quando vamos pedir um apoio. Cada hora dá uma explicação diferente para o mesmo fato quando é questionada e fica sem argumento, vai mudando de explicação. Só não coloca dificuldade nos artistas que ela acha massa. Atenção vereadores olho na fundação, fiscalizem.

Anônimo disse...

Mas quem nomeia os secretários não e ela mesma (a prefeita)? Então a culpa também e dela.