segunda-feira, 8 de abril de 2013

A revolta dos ‘CRISTÃOS NOVOS’ e os bastidores da Câmara de Campos

Jornal Terceira Via


A Câmara dos Vereadores de Campos passa por um período interno de turbulência. Na última quinta-feira, alguns vereadores (de primeiro mandato) se reuniram na sala do líder do governo, Paulo Hirano. O intuito foi traçar estratégias para que os respectivos mandatos se fortaleçam perante a cúpula política que rege nosso município.

As informações vindas dão conta de que vários edis da Situação (os cristãos novos) não estão satisfeitos com os acordos celebrados uma vez que estão sendo ‘ajudados’ de forma restrita e tímida.

A título de curiosidade, os gastos diários dos vereadores com a militância que os elegeu é consideravelmente grande. Isso porque são cobranças que vão de pedido de emprego ao pagamento de uma conta de luz atrasada.

Para que não passem todo o mandato ‘respirando por aparelhos’, muitos desses edis requerem ao governo municipal, nos bastidores, um espaço articulatório maior.

Um dos pedidos que será formulado tem relação direta com o novo organograma a ser entregue pelo vereador licenciado e atual secretário de Planejamento e Gestão, Fábio Ribeiro, à Mesa Diretora da Câmara.

Nesse organograma, estará contida a nova estrutura organizacional das secretarias municipais. Inclusive, a criação e distribuição dos cargos de confiança. Essa é a parte que mais interessa aos vereadores, pois a disputa será acirrada acerca de quais deles terão a maior fatia no bolo dos DASs.

Com a cota de cargos de confiança (DAS), os edis indicam nomes de seu grupo, contemplando parcela considerável de seus eleitores para fazerem parte da máquina administrativa do Poder Executivo. Detalhe: isso ocorre em todo o país.

Todavia, a questão não é tão simples. Alguns vereadores já estão perdendo o poder estrutural que possuíam desde a última Administração, chegando a terem uma diminuição do número de indicações dentro da máquina administrativa.

Além disso, muitos dos chamados ‘cristãos novos’ (os vereadores de primeiro mandato) reclamam que os mais antigos e ou os que ostentam reeleições têm um espaço de diálogo bem mais facilitado junto à Cúpula do Poder. Isso tem gerado desconforto para os recém-chegados, que também sustentam a Administração da ex-governadora Rosinha Garotinho.

A disputa ficará ainda mais acirrada quando o grupo político - que administra o município- deixar vazar os nomes dos favoritos para serem apoiados no pleito de 2014. Para os leitores que desconhecem isso, existe uma lista prévia de pré-candidatos a deputado estadual que, diga-se de passagem, é da preferência do parlamentar federal Garotinho.

Nossa coluna teve acesso a alguns nomes. Do PR (Partido da República): Gil Vianna, Jorge Magal, Paulo Hirano e Abdu Nemme. Do PP (Partido Progressista): Albertinho. Do PSB (Partido Socialista Brasileiro): Jorge Rangel e do PTC (Partido Socialista Cristão): Thiago Virgílio.

Esses nomes já estariam autorizados a trabalharem o fortalecimento de suas indicações. Importante frisar que o policial/vereador, Gil Vianna, é o nome preferido para compor a ‘dobradinha’ com Vladimir Matheus, filho do casal de ex-governadores, que provavelmente será um dos candidatos do PR à Câmara dos Deputados Federais.

Como se pode observar, este ano (que antecede as eleições gerais de 2014) será emocionante nos bastidores da Casa do Povo, inclusive com a revolta dos cristãos novos.

O político está acostumado a improvisar. Usar a habilidade intuitiva para driblar as regras é o que distingue o craque de um jogador excelente.

Assim, vamos aguardar qual será a seleção da Câmara e quais serão os reservas de luxo. E lembremos: nem só de tribuna vive o vereador.

Cláudio Andrade

Um comentário:

mauricio disse...

já se sabe que os vereadores de mandato não querem abrir mão de suas indicaçôes,aí temos a nova geração que já é do governo rosa e querem mandar e desmandar.essa insatisfaçâo dos antigos mandadatários dos legislativo são os compromisos feitos ao longo da campanha.esse fogo amigo não é nada bom. o novo lider do governo não entrou em bosa hora.não tem noçâo de articulaçâo. é lamentavel.
-repito novamente o que disse no artigo anterior que foi publicado neste mesmo blog. essas brigas vão se entensificar cada dia mais,lutas por cargos publicos vão se tornar uma constantes.