sábado, 18 de setembro de 2010

PINHEIRO NETO ADVOGADOS: O MELHOR ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA LATINO-AMERICANO

Os escritórios de advocacia brasileiros continuam fazendo bonito lá fora. Pela segunda vez consecutiva, o Pinheiro Neto Advogados é eleito o Escritório Latino-Americano do Ano pela Chambers & Partners, editora britânica referência internacional na veiculação de guias e de publicações voltadas a temas jurídicos. 

Já o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados foi eleito o Escritório do Ano no Brasil. O anúncio dos ganhadores aconteceu nesta quinta-feira (16/9), durante o Chambers Latin America Awards, em Miami.

Em 2009, o Pinheiro Neto Advogados recebeu também o prêmio de Escritório Brasileiro do Ano. Alexandre Bertoldi (em destaque na foto), sócio gestor da empresa, declarou que o “reconhecimento internacional é fruto do estreito relacionamento e da dedicação que temos em relação a nossos clientes. 

Fonte: Conjur

A NOTA DE ESCLARECIMENTO DE MARCOS BACELLAR

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Inicialmente, vale dizer, que só irei me manifestar de forma oficial após a citação e a ciência dos fatos a mim imputados na denúncia feita pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Justiça.
Todavia, vale ressaltar o estranho fato da divulgação da nota emitida pelo Ministério Público, faltando praticamente duas semanas para a eleição, a respeito da referida denúncia.
A perplexidade se dá não apenas em razão da “velocidade” em que a nota foi difundida, sendo enviada pelo e-mail da Comunicação Social do Ministério Público a todos os órgãos de imprensa, mas também por se tratar de assunto objeto de outra ação já existente (em relação ao mesmo convênio), configurando um absurdo “bis in idem” que só pode ter o propósito de tentar prejudicar a minha candidatura.
Isso fica claro, em primeiro lugar, pela descabida associação pessoal feita da minha pessoa com a do ex-prefeito, haja vista que o convênio em questão foi diretamente celebrado pelo Chefe do Executivo da época, valendo esclarecer que não houve nenhuma ingerência minha, na qualidade de Vereador e Presidente do Poder Legislativo, na celebração do convênio, que é ato privativo do Prefeito Municipal.
Aliás, deve ser firmemente registrado que este subscritor era, à época dos fatos (2º semestre de 2007), integrante do bloco de oposição ao governo municipal, o que é clara e notoriamente verificado nos periódicos e noticiários publicados naquele período.
Em segundo lugar, como dito, por já existir processo sobre o mesmo assunto, proposto pelo mesmo Ministério Público, onde inclusive já houve decisão desfavorável ao Órgão Ministerial, conforme pode ser constatado através de consulta ao site www.tj.rj.gov.br, disponibilizada através do número 0009589-91.2008.8.19.0014 ou 2008.014.009486-0.
Não há motivo algum para esconder fatos que são públicos. Até porque a verdade imperará quando houver transparência.
Aí fica a pergunta: Quem vai pagar o preço político pela atuação temerária do Ministério Público?
É óbvio que toda instituição deve ser respeitada, mas qual intuito de criar tanto rebuliço com notas à imprensa em razão do simples oferecimento de uma denúncia? Denúncia esta que sequer foi recebida pelo Poder Judiciário (aliás, não há sequer distribuição ou autuação do processo) e que pode ser até rejeitada liminarmente; denúncia esta que, se recebida, será resistida diante de todas as garantias constitucionais previstas, como ampla defesa e contraditório.
Fica claro pelo teor da nota ministerial, que já foi feito pelos Procuradores um “pré-julgamento”, que com certeza mais uma vez será repudiado pelo Poder Judiciário. Infelizmente não há “ampla defesa e contraditório” diante de notas difundidas pelo Ministério Público, pois nem sempre os mesmos órgãos que divulgam notas açodadas concedem o mesmo espaço aos esclarecimentos verdadeiros sobre os fatos.
Mas sigamos a batalha. O Brasil está mudando, e isso também irá mudar!
Está na hora da sociedade em si começar a “gritar” contra esses abusos. Fatos tendenciosos, manipulados de forma indevida, que podem gerar prejuízos irreversíveis para o cidadão; e ninguém melhor do que os Promotores de Justiça para terem essa certeza. O Ministério Público é Instituição isenta e imparcial, sempre visando defender a sociedade. Mas essa atuação deve se pautar na prudência e principalmente, na discrição.
Quem ganha com essa divulgação irresponsável?
Marcos Vieira Bacellar

AS EMPRESAS HOPE E ANGELS PODERIAM ESCLARECER NOSSAS DÚVIDAS

O blog recebeu de fonte boa que a Coordenação de Animação Cultural  da Secretária de Educação da Prefeitura enviou notificação aos gestores escolares que possuem em seus quadros de funcionários Instrutores de Arte e Ofício contratados pela empresa HOPE, a entregarem o ponto dos respectivos servidores na coordenação de animação cultural, impreterivelmente na mesma data da entrega da folha de ponto dos demais funcionários.

A notificação veio no boletim da reunião de Diretores de Escolas e Creches do corrente mês.

Segundo fontes, a empresa HOPE só contrata auxiliares de sala e vigias. Ao meu sentir, seria interessante uma posição da HOPE para que nada fique no campo da dúvida.

Outra questão que carece de esclarecimento é a dos vigias vinculados a empresa Angels. Eles chegam com a carta de encaminhamento nas referidas unidades escolares e na mesma consta a função de zelador. Segundo informações não há zeladoria a noite.

Entendo que uma boa nota de esclarecimento é fundamental.

Cláudio Andrade

DROGAS APREENDIDAS AGORA EM CAMPOS

CURTA

Foi apreendido agora em nossa cidade, na localidade da Portelinha, 75 papelotes de cocaína. Duas pessoas foram detidas e estão sendo conduzidas para a 134 Delegacia de Polícia no centro, pelo GAT 02 da Polícia Militar.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.


- Globo: Só agora o governo vai punir Erenice por não revelar bens

- Folha: Filho de Erenice 'nomeou' amigos para a pasta de Dilma

- Estadão: Comissão de ética só agora pune Erenice por esconder parentes

- JB: TRE retira 4,5 toneladas de placas ilegais por dia

- Correio: Planalto tenta apagar os vestígios de Erenice

- Estado de Minas: Mineiros são os que menos têm filhos depois de cariocas

- Jornal do Commercio: Preço do lixo acima dos limites do TCE

- Zero Hora: Liminar cria impasse no uso de viaturas e expõe conflito na BM

Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CÚPULA DA PRF DO RIO AFASTADA

A cúpula da PRF (Polícia Rodoviária Federal) no Rio foi afastada preventivamente nesta sexta-feira, por ordem judicial, suspeita de participar de um esquema de liberação de carros irregulares e de uso de cargo público para fins eleitorais. Os indícios dos crimes surgiram a partir de uma investigação da Polícia Federal.

Segundo a PF, o chefe substituto de policiamento de fiscalização da PRF, Marcelo Lessa, terceiro na hierarquia da instituição, candidato a deputado federal pelo PR e um dos principais envolvidos no suposto esquema, teve a prisão preventiva decretada e está foragido. Antônio Márcio Rodrigues --assessor de Lessa-- e o chefe do posto da PRF na Pavuna, Erly Simões, foram presos nesta quinta-feira pela Polícia Civil.

Carlos Hamilton Fernandes Pinheiro, superintendente da PRF, Eugênio Nemirovsky, chefe de policiamento de fiscalização da PRF, e Cristiano Morais da Silva, corregedor regional da PRF, foram afastados de seus cargos. Dois inspetores também foram afastados.

A operação, denominada Cebus apella (nome científico do Macaco-Prego), foi deflagrada na manha desta sexta-feira com o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão e os três de prisão preventiva, expedidos 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A PF investiga também os crimes de corrupção, prevaricação, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Folha.com
Uol e Luciano Aquino

SEGUNDO "MACARRÃO", BRUNO TENTOU SE MATAR VÁRIAS VEZES.

Mesmo tendo se recusado a falar sobre o crime a que responde pelo sequestro de Eliza Samudio em juízo, Macarrão pediu a palavra na audiência desta sexta-feira (17) e disse não estar mais aguentando a situação.

“Estamos presos há 70 dias e Bruno já tentou se matar várias vezes. É só isso o que tenho pra dizer. O que tinha pra falar, eu já disse na delegacia”, resumiu o amigo do goleiro, após a saída do atleta da sala, que também se recusou a falar sobre a acusação em juízo. 

As informações foram passadas pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio. A audiência aconteceu no Fórum de Jacarepaguá, na Zona Oeste. Eles voltaram para o presídio de Bangu 2, onde estão presos.

TJ AFASTA PREFEITO E MAGISTRADO ASSUME DE FORMA INTERINA

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul determinou o afastamento de Ari Artuzi da Prefeitura de Dourados (MS) por meio de medida cautelar. O pedido foi formulado pelo Ministério Público Eleitoral devido à operação que investiga atos de corrupção na Administração da cidade.

A decisão, tomada na quinta (16), foi divulgada nesta sexta (17) no site do Ministério Público.

Segundo o MP, o desembargador que deferiu a medida cautelar, Claudionor Miguel Abss Duarte, entendeu que a permanência de Artuzi no cargo "afronta a logicidade diante de todas as acusações existentes". A notícia foi divulgada hoje pelo endereço eletrônico do Ministério Público do MS.

Artuzi, acusado de chefiar um suposto esquema de fraudes e desvio de verbas na administração municipal, foi preso pela Polícia Federal no dia 1º de setembro junto a mais de 20 pessoas acusadas de participar do esquema. O juiz Eduardo Machado Rocha assumiu a prefeitura da cidade interinamente.

TAXA DE CASAMENTO ATINGE MAIOR ÍNDICE EM DEZ ANOS


A taxa de nupcialidade legal no Brasil apresentou, em 2008, o seu maior índice desde 1999. De acordo com o estudo Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa chegou a 6,7 por mil, entre a população com mais de 15 anos.
A taxa de nupcialidade legal é obtida pela divisão do número de casamentos pelo de habitantes e multiplicando-se o resultado por mil. O aumento no índice aponta para a reversão da tendência de redução das taxas de nupcialidade legal. Em 2008, o total de casamentos registrados foi de 959.901, cerca de 5% a mais do que o número observado em 2007.
A Síntese de Indicadores Sociais 2010 avalia as condições de vida do brasileiro. Segundo o instituto, a principal fonte de informações para a construção dos indicadores foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, que abrange todo o território nacional.
De acordo com o IBGE, o aumento no número de casamentos pode ser atribuído à melhoria no acesso aos serviços de Justiça, particularmente ao registro civil de casamento.
O estado com a maior taxa de nupcialidade em 2008 era o Acre, com 12 por mil habitantes. O posto era ocupado, em 1999, pelo Maranhão (11,4 por mil). A menor taxa foi registrada no Pará (4,4 por mil), em 2008, e no Amapá (2,5 por mil), em 1999.
Fonte: IBGE

NAMORO NOTURNO EM ESCOLA PÚBLICA FECHADA DEVERIA SER REPREENDIDO

Zízimo soube de fonte segura de que em determinada escola que leva nome de ex-Presidente vem sendo local de hábitos noturnos que não condizem com a essência educacional.

Segundo nosso auxiliar, ontem às 22 horas, uma mulher saia da referida instituição de ensino buscando rápida recomposição e diante do olhar atônito do vigilante.  

Vale uma observação mais firme para que o fato não ocorra novamente.


NAHIM DIZ QUE ATENDEU TUDO QUE OS VEREADORES PEDIRAM

“Da lista que os vereadores mandaram para mim, tudo já foi atendido. Vamos lá: 1º – PSF, já foi atendido; 2º – Auxílio Alimentação para o servidor já está na Câmara para ser aprovado; 3º – Complementação de todos os funcionários da saúde; 4º – As máquinas que me pediram para o interior já estão lá trabalhando; 5º – Assistentes sociais, tive encontro com todas elas, já vai ser regularizado; 6º – Resolvi problemas sérios de salários dos procuradores e fiscais de renda; 7º – Sistema Jurídico Único está em fase de conclusão para ser criado; 8º – Vamos criar três aterros sanitários e os locais já foram escolhidos: Baixada, Ururaí e Travessão. O secretário já foi autorizado a dar seguimento no projeto dos aterros sanitários; 9º – Pela primeira vez o SEPE foi atendido na prefeitura. Chamei os secretários Fábio Paes e Joilza Rangel e fizemos uma reunião proveitosa com o pessoal do SEPE. Muita coisa na área de Educação foi discutida e as soluções serão apresentadas nos próximos dias”. 

Fonte: campos24horas.com.br

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE PELO BRASIL.


- Globo: Denúncia que atinge campanha de Dilma faz Lula tirar Erenice

- Folha: Novas acusações derrubam ex-braço direito de Dilma

- Estadão: Escândalo na Casa Civil cresce e derruba Erenice

- JB: Cabral diz que tráfico armado vai ser extinto

- Correio: Erenice cai e leva sua turma

- Valor: Menor diferença de salário desestimula a rotatividade

- Jornal do Commercio: Escândalo derruba chefe da Casa Civil

- Zero Hora: Lula demite ministra para proteger Dilma

Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TSE DECIDE QUE NÃO PERMITIRÁ ELEIÇÕES NO SEGUNDO SEMESTRE

O amigo e servidor eleitoral Marcelo Bessa divulgou em seu blog que o TSE acaba de decidir que não permitirá eleições suplementares (renovação das eleições) no segundo semestre dos anos em que se realizarem eleições gerais.
 
Como as eleições em Valença já estão marcadas para 03 de outubro próximo, temos que aguardar que seja redigida e publicada a respectiva Resolução para que possamos saber sobre eventuais exceções à nova regra.
 
Aguardemos.

BACELLAR DIZ QUE O FATO NÃO É NOVO



O vereador Marcos Bacellar informou no blog da jornalista Susy Monteiro que essa denúncia já foi feita pelo Ministério Público de Campos. O edil afirmou que vai provar que não tem nada a ver com a contração de pessoal alardeada.

Marcos achou estranho o fato de uma informação dessa envergadura ser divulgada às vésperas dae um pleito eleitoral tão complexo. Ele é candidato a deputado estadual pelo PT do B.

SEGUNDO DENÚNCIA DO MP, O ASSESSOR DE MOCAIBER ERA MENTOR

Gusmar Coelho de Oliveira, assessor do ex-presidente da Câmara, é descrito como “mentor da empreitada criminosa”. Ele sugeriu aos “laranjas” Lupércio Rodrigues e Cláudia da Silva Mota Rodrigues a participação no esquema, que controlava na qualidade de sócio-administrador da Sociedade “Oliveira & Oliveira”, contratada pela EMSAITE para gerir o convênio. Oliveira também foi com o casal a uma agência do Banco do Brasil onde foi aberta conta corrente em nome da entidade, para o recebimento dos valores da Prefeitura.

Cláudia foi convencida por Lupércio, que se tornou sócio, a participar do desvio de verbas públicas, tendo figurado como presidenta da OSCIP e participado do ato de assinatura do convênio.

“Não foi obra do acaso a escolha da EMSAITE para participar do ajuste, uma vez que foi constituída com a finalidade deliberadamente fraudulenta e voltada ao enriquecimento ilícito de seus integrantes, sempre em sacrifício de recursos públicos”, aponta o documento. “A referida Sociedade recebeu da Prefeitura de Campos R$ 332.720, o que manifesta desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito dos participantes do esquema criminoso”, acrescenta a denúncia.

MOCAIBER E BACELLAR DENUNCIADOS

O site Ururau divulgou em seu site que o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, e o Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, ofereceram denúncia, ontem (15/09), à Seção Criminal do Tribunal de Justiça, contra o ex-prefeito de Campos Alexandre Mocaiber, o Vereador Marcos Vieira Bacellar e outras três pessoas (um assessor parlamentar e dois “laranjas”) por crime de responsabilidade. 

Entre agosto e dezembro de 2007, os denunciados desviaram aproximadamente R$ 283 mil dos cofres públicos por meio de um convênio irregular entre o Município e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Empreendimentos Sociais, Agrícolas, Industriais, Tecnológicos e Educacionais (EMSAITE)

PRISÃO POR PEDOFILIA EM CAMPOS

O blog foi informado que um agente cultural foi preso acusado de pedofilia. Ele ofereceu quatro reais a um menino para a prática de atos libidinosos.

Seu nome, segundo dados é o mesmo de um famoso bairro do Rio de Janeiro.


FIM DOS TEMPOS: MENINO DE 07 ANOS ENTRA EM COMA ALCOÓLICO


Um menino de 7 anos entrou em coma alcoólico nesta quinta-feira (16) em Cândido Mota, a 431 km de São Paulo, após ingerir aguardente. O padrasto da criança foi preso em flagrante e, segundo a polícia, confessou que deu uma dose de bebida ao seu afilhado. Disse, no entanto, que em seguida o garoto bebeu mais sem que ele percebesse.
Oferecer bebida para menores de idade é crime, mas o homem vai responder ao processo em liberdade – a mãe da criança pagou uma fiança de R$ 310 para libertá-lo. O Conselho Tutelar diz que uma avó vai ficar temporariamente com a guarda do menino, que já teve alta do hospital e passa bem.

A REALIDADE EDUCACIONAL DO BRASIL: 30% À MARGEM DA SOCIEDADE

Saiu a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Puxei alguns dados que o Uol trouxe a público, tecendo alguns breves comentários sobre as questões de educação e trabalho:
1) Um em cada cinco brasileiro (20,3%) é analfabeto funcional, ou seja, tem 15 anos ou mais de idade, com menos de quatro anos de estudo e até sabe ler e escrever, mas não consegue interpretar textos ou se expressar de forma escrita em uma folha de papel. O número vem caindo desde 2004, quando o país tinha 24,4% de analfabetos funcionais. Enquanto isso, 9,7% da população com mais de 15 anos é iletrada – o que representa um total de 14,1 milhões de analfabetos (em 2008, eram 14,2 milhões). No Nordeste, a taxa de analfabetismo entre a população com 50 anos ou mais chega a 40,1%, enquanto que no Sul, esse total é de 12,2%.
Somando os dois números acima temos 30% de brasileiros à margem da sociedade. Ou seja, pouco menos de um terço da população não obtém conhecimento diretamente a partir de livros ou de veículos de comunicação escritos, dependendo de um intermediário que traduza para ele essa informação, seja através do boca-a-boca, seja por mídia eletrônica.

Leonardo Sakamoto
jornalista e doutor em Ciência Política.

50 MIL DÓLARES ENTRE LEGUMES

A Folha on line informou que agentes da Barreira Fiscal apreenderam, na madrugada desta quinta-feira, a quantia de 50 mil dólares verdadeiros, que estariam sendo transporados de Vitória para o Rio de Janeiro. O dinheiro estaria sob o poder de um homem e uma mulher, pai e filha. As duas pessoas foram levadas para a delegacia da PF onde prestaram depoimento e foram liberadas na manhã desta quinta-feira.

Segundo o periódico campista, os suspeitos estariam vindo de vitória num carro Saveiro carregado de legumes, quando foram abordados. O homem informou que estaria transportando o dinheiro para ser entregue para a irmã de seu patrão, um empresário coreano, na Dutra.

Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Cassiano afirmou que a PF não descarta a possibilidade de o dinheiro ter sido destinado para a cidade de Campos, com o objetivo de ser usado em campanha política.

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO BRASILEIRO 2010

 EquipePGJVEDGPGCSG%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Fluminense4122125537211662%
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Corinthians4121125437221565%
Subiu em relação à rodada anterior Cruzeiro402211742920961%
Desceu em relação à rodada anterior Botafogo3722107534241056%
Subiu em relação à rodada anterior Santos342110473427754%
Desceu em relação à rodada anterior Internacional32209562420453%
Subiu em relação à rodada anterior Atlético-PR31229492631-547%
Subiu em relação à rodada anterior Ceará29227871819-144%
Desceu em relação à rodada anterior Guarani29227872631-544%
10º
Subiu em relação à rodada anterior Palmeiras292261152424044%
11º
Desceu em relação à rodada anterior São Paulo28217772727044%
12º
Desceu em relação à rodada anterior Vasco282061042019147%
13º
Desceu em relação à rodada anterior Grêmio26226882728-139%
14º
Subiu em relação à rodada anterior Flamengo26226881820-239%
15º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Vitória252251072529-438%
16º
Desceu em relação à rodada anterior Avaí24216693032-238%
17º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Atlético-MG212263132637-1132%
18º
Manteve-se na mesma posição em relação à rodada anterior Atlético-GO202255122633-730%
19º
Subiu em relação à rodada anterior Goiás202255122339-1630%
20º
Desceu em relação à rodada anterior G.Prudente172248102129-830%